IPTU Porto Velho 2017 Prefeitura 2 Via

IPTU Porto Velho 2017 Prefeitura 2 ViaIPTU Porto Velho 2017: A seguir o contribuinte pode conferir importantes informações como reajustes, descontos, pagamentos, isenções e como obter a 2 Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2017 da cidade de Porto Velho, capital do estado de Rondônia.

Todo ano a Secretaria Municipal da Fazenda – SEMFAZ, responsável pelo recolhimento de impostos na cidade, divulga entre os meses de outubro e dezembro as regras de pagamento referentes ao exercício do IPTU no ano seguinte.

Para o IPTU Porto Velho 2017 não são esperadas mudanças significativas nas regras. O pagamento deverá ser feito semelhante ao ano anterior.

O reajuste deverá ocorrer segundo a Unidade de Padrão Fiscal – UPF, como nos anos anteriores. A SEMFAZ já estabeleceu as alíquotas aplicadas referentes a cada tipo de imóvel, sendo elas de:

– 0,5% para imóveis edificados;

– 1% imóveis não edificados com muros e calçada;

– 1,75% imóveis não edificados com muro ou calçada;

– 2,5% imóveis não identificados, sem muro e sem calçada com progressividade de 0,5% ao ano.

Veja também: Como calcular o valor do seu IPTU.

Pagamento e Descontos IPTU Porto Velho 2017:

O pagamento poderá ser realizado em cota única ou ainda ser parcelado, de acordo com as regras a seguir?

– O pagamento em cota única conta com um desconto de 20% se o pagamento for efetuado em janeiro e 10% se o pagamento for efetuado em fevereiro.

– O contribuinte também pode pagar o IPTU Porto Velho 2017 de forma integral no mês de março, sem desconto.

– O valor do imposto também pode ser parcelado em até dez cotas mensais, começando em janeiro e se estendendo até outubro, sem direito a descontos, mas também sem acréscimos.

Isenção, Consulta e 2 Via IPTU Porto Velho 2017:

Estão imunes do pagamento do imposto imóveis que pertençam a partidos políticos, entidades sindicais de trabalhadores, instituições de educação, assistência social, sem fins lucrativos, autarquias e fundações, patrimônio que pertence à União, Estado ou Município.

Os contribuintes que podem solicitar isenção são: Ex-soldados da borracha, ferroviários aposentados e viúvas, participantes do Programa Bolsa Família e do Cadastramento Único do Governo.

Os carnês devem ser entregues nas residências dos contribuintes, mas estão disponíveis também no site oficial da SEMFAZ, no endereço eletrônico www.semfazonline.com.

No site o contribuinte poderá também fazer consultas além de emitir a 2 Via do IPTU Porto Velho 2017.