IPTU Maceió 2017 Prefeitura 2 Via

IPTU Maceió 2017 Prefeitura 2 ViaIPTU Maceió 2017 Prefeitura: A seguir o contribuinte poderá conferir importantes informações como reajustes, vencimentos, descontos, pagamentos, isenções e também como obter a 2 Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU da Prefeitura de Maceió, capital do estado de Alagoas.

Todo ano entre os meses de outubro e dezembro a Secretaria Municipal de Finanças – SMF, órgão responsável pela arrecadação municipal, divulga as regras de pagamento do IPTU do ano seguinte.

A divulgação antecipada facilita para os contribuintes, que podem se organizar e realizar o pagamento corretamente, evitando transtornos pela falta de pagamento.

Para o IPTU Maceió 2017 não são aguardadas mudanças significativas. O imposto não deverá sofrer um aumento real e o reajuste deverá ser conforme o acúmulo da inflação nos últimos doze meses, calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

Sendo assim, em 2017 o tributo deverá ficar em média 10% mais caro no bolso do contribuinte, já que este tem sido o percentual observado de inflação em nosso país nos últimos meses.

Veja também: Como calcular o IPTU do seu imóvel.

Pagamento e Descontos IPTU Maceió 2017:

O pagamento do IPTU Maceió 2017 poderá ser efetuado em Cota Única, com 10% de desconto e vencimento no mês de março, ou parcelado em até dez vezes sem juros.

O parcelamento poderá ser colocado em débito automático, e dessa forma o contribuinte recebe um desconto de 2%.

O pagamento poderá ser realizado na rede bancária credenciada: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Casas Lotéricas, Correios ou PagFácil.

Estão isentos de pagar o IPTU Maceió 2017, os contribuintes que:

– Possuírem apenas um imóvel utilizado como moradia, que tenha padrão construtivo popular de área não excedente à 120m² para apartamentos, e 250m² para casas.

– Ex-combatentes e respectiva cônjuge.

– Imóvel cedido gratuitamente, para funcionamento de serviços públicos municipais.

– Imóveis do Programa de Arrendamento Residencial.

Consulta e 2 Via IPTU Maceió 2017 Prefeitura:

Os carnês de pagamento deverão ser entregues nos endereços cadastrados dos contribuintes.

A distribuição deverá ser feita pelos Correios, e acontecerá em até um mês anteriormente à data de vencimento da Cota Única/Parcelas.

Os contribuintes que não receberem o seu carnê para pagamento deverão retirar a 2 Via do IPTU Maceió 2017 no site oficial da SMF, localizado no seguinte endereço eletrônico http://www.maceio.al.gov.br/smf/iptu-smf/.