IPTU João Pessoa 2017 Prefeitura 2 Via

IPTU João Pessoa 2017 Prefeitura 2 ViaIPTU João Pessoa 2017: A seguir o contribuinte proprietário de imóvel poderá conferir informações importantes sobre reajustes, descontos, pagamentos, isenções e como obter a 2 Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2017 da cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

Entre os meses de outubro e dezembro, como de costume, a Secretaria de Finanças – Sefin divulga as regras referentes ao pagamento do IPTU para o ano seguinte, disponibilizando as principais informações para o correto exercício do imposto, evitando dessa forma eventuais atrasos e dores de cabeça aos contribuintes da cidade.

A capital da Paraíba está inserida no ranking nacional como a sétima capital brasileira com menor valor de IPTU.

Um levantamento apontou que o valor per capita do imposto em João Pessoa tem uma média de R$ 58,89 para cada habitante.

Ainda assim, a inadimplência é considerada alta e a Prefeitura de João Pessoa tem pensado em estratégias para que a arrecadação seja maior. Entre estas estratégias está a concessão de descontos no pagamento, assunto que abordaremos abaixo.

Reajustes: Para o ano de 2017 não são aguardadas mudanças significativas nas regras de pagamento. O IPTU João Pessoa 2017 deverá ser reajustado somente com o valor da inflação acumulada nos últimos doze meses, calculado pelo IBGE (IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Veja também: Como calcular o IPTU do seu imóvel.

Pagamento e Descontos IPTU João Pessoa 2017:

O pagamento do imposto poderá ser realizado em Cota Única, com desconto de 15% e vencimento em março. Outra opção em Cota Única é o pagamento sem desconto com vencimento em abril.

Já o parcelamento poderá ser realizado em até dez vezes, com vencimentos de março a dezembro. As parcelas têm valores iguais e o contribuinte não tem direito a descontos.

Isenção: A isenção é concedida pela Prefeitura da cidade em alguns casos de acordo com a legislação do IPTU. Para usufruir do benefício os contribuintes devem estar adimplentes com o município.

Consulta e 2 Via IPTU João Pessoa 2017:

Os carnês de pagamento do IPTU João Pessoa 2017 deverão ser entregues nas residências dos contribuintes constando apenas a primeira parcela do tributo e o boleto de pagamento à vista.

Os contribuintes que optarem pelo pagamento parcelado deverão imprimir os boletos referentes a cada parcela nos meses seguintes.

As demais parcelas bem como a 2 Via do IPTU João Pessoa 2017 poderão ser impressas no Centro Administrativo Municipal, nos postos de atendimento da SEREM, nas Casas da Cidadania ou no portal do contribuinte, localizado no endereço eletrônico http://joaopessoa.pb.gov.br/.