IPTU Cuiabá 2017 Prefeitura 2 Via

IPTU Cuiabá 2017 Prefeitura 2 ViaIPTU Cuiabá 2017: A seguir você pode conferir importantes informações a respeito de reajustes, pagamentos, descontos e como obter a 2 Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2017 da cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso.

A Secretaria Municipal da Fazenda é o órgão responsável pelo recolhimento do IPTU na cidade e todo ano são divulgadas pelo órgão em questão as regras de pagamento do IPTU.

Geralmente a divulgação ocorre entre os meses de outubro e dezembro, dando assim tempo para que os contribuintes possam se organizar para pagar o imposto, que começa a ser cobrado no início de cada ano.

Para o IPTU Cuiabá 2017 não são aguardadas mudanças significativas nas regras de pagamento. O exercício deverá ser semelhante ao ano anterior, sendo mantidas as mesmas datas de vencimento e condições de pagamento e descontos.

Não é esperado para o IPTU Cuiabá 2017 que haja um aumento real no imposto, mas somente um reajuste de acordo com o acúmulo da inflação nos últimos doze meses, de acordo com o IPCA.

Cálculo, Pagamento e Descontos IPTU Cuiabá 2017:

O imposto é calculado tendo como base o valor venal dos imóveis. Na cidade de Cuiabá as alíquotas são de 0,4% do valor do imóvel para casas e apartamentos e 2% para terrenos.

Veja também: Como funciona o cálculo do seu IPTU.

O IPTU Cuiabá 2017 poderá ser quitado em Cota Única (à vista) com 10% de desconto e vencimento no mês de maio. É importante ressaltar que apenas os contribuintes que não possuem débitos com o município têm direito ao desconto.

A segunda forma de realizar o pagamento do imposto é através do parcelamento, que pode ser feito em até seis vezes, porém sem direito a desconto.

Caso o contribuinte esteja inadimplente e deseja obter os 10% de desconto, este deverá quitar seu débito antes do vencimento da Cota Única.

Após regularizar seus débitos basta emitir a 2 Via do IPTU Cuiabá 2017, já com os 10% de desconto.

A emissão de 2 Via estará disponível no site oficial da Prefeitura e poderá ser emitida por qualquer contribuinte em qualquer situação, seja para atualizar os valores ou por ter perdido o documento entregue pelos Correios.

Estão isentos de pagar o imposto: idosos, viúvas, aposentados e imóveis de valor venal igual ou inferior a 25 mil reais. O requerimento da isenção poderá ser feito entre os meses de maio e junho, e juntamente com o requerimento deve ser anexada à documentação que comprove a situação do contribuinte.