IPTU Contagem 2017 Prefeitura 2 Via

IPTU Contagem 2017 Prefeitura 2 ViaIPTU Contagem 2017: A seguir o contribuinte proprietário de imóvel urbano pode conferir importantes informações como reajustes, descontos, pagamentos, vencimentos, isenções e como obter a 2 Via do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2017 da cidade de Contagem, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Todo ano a Prefeitura de Contagem divulga, em geral entre os meses de outubro e dezembro, o calendário e as regras de pagamento do imposto para o ano seguinte.

A divulgação antecipada facilita para o contribuinte se organizar com os tributos de início de ano.

Para o IPTU Contagem 2017 não são aguardadas mudanças significativas nas regras.

A base de cálculo para o IPTU é o valor venal do imóvel. Para cada tipo de imóvel é incidida uma alíquota, que pode variar de 0,6% e 2%.

Não é aguardado para 2017 que o IPTU de Contagem sofra um aumento real, e assim o reajuste deverá ser feito segundo o Índice Geral de Preços de Mercado – IGPM calculado pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.

Pagamento e Descontos IPTU Contagem 2017:

O pagamento do IPTU Contagem 2017 poderá ser efetuado em Cota Única ou parcelado.

O contribuinte que optar por realizar o pagamento em cota única terá um desconto de 10% com vencimento previsto para o mês de fevereiro.

Já o pagamento parcelado poderá ser efetuado em até dez vezes sem desconto, com vencimentos entre os meses de fevereiro e novembro.

Os bancos autorizados a recolher os pagamentos são: Banco do Brasil, Banco Santander, Bradesco, Mercantil do Brasil, Bancoob, Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas, Banco Itaú somente no autoatendimento e no Internet Banking.

Veja também: Como calcular o IPTU 2017.

Isenção, Consulta e 2 Via IPTU Contagem 2017:

A prefeitura concede isenção no IPTU Contagem 2017, nos seguintes casos:

– Imóvel construído nos termos da legislação federal com o objetivo único de ministrar ensino especial à deficiente físico;

– Imóvel utilizado como entidade sem fins lucrativos com declaração de utilidade pública do Município de Contagem;

– Imóvel cedido ou alugado utilizado como templo religioso;

– Imóvel de utilização direta da administração do município de Contagem;

– Imóvel edificado, próprio, cedido, ou alugado indicado como endereço fiscal pelo Microempreendedor Individual.

Os carnês de pagamento deverão ser entregues nas residências dos contribuintes antecipadamente à data de vencimento. O contribuinte que não receber ou invalidar seu carnê poderá retirar a 2 Via do IPTU Contagem 2017 no site oficial da Prefeitura de Contagem.