Consulta IPTU 2017 Prefeitura 2 Via

Consulta IPTU 2017 Prefeitura 2 ViaConsulta IPTU 2017: Todo fim de ano é a mesma história – todas as pessoas já começam a pensar nos compromissos e nas contas a pagar no início do próximo.

Entre estas contas estão os impostos, inclusive o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2017.

O IPTU é o imposto pago por quem tem a posse, propriedade e também o domínio útil de imóvel localizado em zona ou extensão urbana de todos os municípios brasileiros, independente da finalidade de tal imóvel, seja uma área construída, como imóveis comerciais, residenciais, ou somente um terreno sem edificações, como lotes vagos.

Os contribuintes proprietários de imóveis de todo o país poderão obter abaixo informações sobre este imposto e saber como fazer a Consulta IPTU 2017 e emissão de 2 Via de sua cidade. Confira:

Como Calcular o IPTU 2017:

Entre as dúvidas dos contribuintes em relação ao imposto, uma das principais se refere ao cálculo que resulta no valor a ser pago de IPTU.

O valor do IPTU é definido por um conjunto de elementos, como o valor venal do imóvel, suas dimensões, a sua área construída, sua localização, sua finalidade (comercial ou residencial), entre outros fatores.

Como o imposto é de caráter municipal, cabe à Prefeitura e Câmara de Vereadores legislarem a respeito do cálculo a ser feito, e dessa forma cada município possui formas de cálculo diferentes.

Reajustes e Aumentos IPTU 2017:

O imposto normalmente é atualizado monetariamente todos os anos e praticamente todas as Prefeituras do país atualizam o IPTU somente de acordo com a inflação.

Para isto o índice utilizado é o IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado e divulgado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Para o IPTU 2017, por exemplo, o aumento relativo a este índice será de 9,88%, já que o país passa por um momento de crise econômica e a inflação disparou, sendo a maior desde 2003.

Datas de Vencimento e Pagamento IPTU 2017:

São várias as opções de pagamento oferecidas pelas Prefeituras. Isso é claro pode variar de cidade para cidade, mas em quase todos os municípios as formas de pagamento são as seguintes:

– Pagamento à vista com descontos, normalmente no vencimento da primeira parcela.

– Pagamento parcelado durante todos os meses do ano, mas sem direito a descontos.

Além disso, há também a isenção do IPTU em algumas cidades. As condições para se beneficiar com a isenção pode variar bastante, dependendo do município e suas regras estabelecidas. Normalmente são concedidas isenções para idosos e deficientes.

2 Via Prefeitura e Consulta IPTU 2017:

Visando facilitar cada vez mais a vida dos contribuintes vários municípios já possuem sistema online para realização da consulta IPTU 2017 e emissões de 2 Via, certidões e guias para pagamento do imposto.

Com esta facilidade já não é preciso pegar filas ou sair de casa para obter informações sobre o imposto.

Neste blog os contribuintes das principais cidades do país poderão se manter informados sobre o imposto, bastando acessar o seu Estado e posteriormente a sua cidade no menu lateral desta página.