Como Pagar o IPTU 2017 Atrasado

Como Pagar o IPTU 2017 AtrasadoIPTU 2017 Atrasado – Como Pagar? O início de mais um ano se aproxima, e como já se sabe este é o período do ano com muitos compromissos e muitas contas a pagar.

Entre estes compromissos está o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, o IPTU 2017.

O IPTU é o imposto que deve ser pago pelos contribuintes que têm a propriedade, domínio útil ou posse de imóveis localizados em zona ou extensão urbana dos municípios brasileiros, todos eles.

Neste período do ano, com tantos compromissos para se preocupar é normal ocorrer com algumas pessoas o fato de deixar o IPTU 2017 atrasado.

Porém, saiba que, independente se o imposto ficou atrasado por esquecimento ou por situação financeira, é possível negociar e quitar as dívidas com rapidez e facilidade, e muitas das vezes sem sequer sair do conforto da sua casa.

O IPTU é de responsabilidade de cada Administração Municipal, ou seja, cabem aos Prefeitos e Vereadores dos municípios o recolhimento do imposto, inclusive se este estiver em atraso.

Portanto, em caso de atraso do IPTU 2017 a negociação deve ser feita através de um órgão municipal, normalmente a Secretaria Municipal de Fazenda, Tributos ou Finanças.

Veja também: Como Calcular o IPTU 2017.

IPTU 2017 atrasado – Como proceder?

Muito cuidado! O IPTU atrasado, além de poder gerar multas e juros, pode também acarretar em outros sérios problemas, como a inscrição do contribuinte na dívida ativa do município e até mesmo algum eventual entrave jurídico.

Outro fator negativo para quem deixa o IPTU 2017 atrasado é perder as opções de descontos oferecidas a quem paga no prazo.

Cada Prefeitura tem um tratamento diferenciado em situações de IPTU 2017 atrasado. Dessa forma, é necessário que o contribuinte entre em contato com o respectivo setor de cobrança do imposto na Prefeitura para obter detalhes e realizar a negociação.

Alguns municípios, além de conceder anistia de até 100% de juros e multas, já permitem que o contribuinte faça a emissão das guias pela internet.

Na parte lateral desta página é possível encontrar o seu Estado e posteriormente a sua cidade para acessar todas as informações sobre o IPTU 2017, como pagamentos, datas, valores, consultas e emissão de 2 Via.