Como Calcular o IPTU 2017

Como Calcular o IPTU 2017Calcular o IPTU 2017: O início de um novo ano se aproxima, e com ele novos compromissos, novas contas, impostos, e entre eles está o IPTU. Você sabe como calcular o IPTU 2017 de seu município? Se não, veja como é fácil neste artigo e obtenha demais informações sobre o imposto.

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana, popularmente conhecido como IPTU, é o tributo de caráter anual, cobrado normalmente no início do ano na maioria das cidades deste país.

O contribuinte é quem tem a propriedade, posse ou domínio útil de qualquer imóvel localizado em zona ou extensão urbana, seja este imóvel edificado, como casas, lojas, prédios, ou imóvel não edificado, como terrenos.

É de competência municipal, ou seja, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores legislar, definir e divulgar todas as regras referentes ao imposto com antecedência, dando ao contribuinte o tempo necessário para quitar o imposto corretamente e evitar eventuais transtornos.

Em outro artigo falamos sobre como consultar e emitir a 2 Via do IPTU da sua cidade, artigo este que pode ser acessado no link a seguir: Como Consultar e Emitir a 2 Via do IPTU 2017.

Já as informações sobre como calcular o IPTU 2017 de seu imóvel você confere abaixo.

Como Calcular o IPTU 2017 – Alíquota e Valor Venal:

O cálculo para se chegar ao valor que deve ser pago pelo contribuinte se dá através de dois fatores: O Valor Venal do Imóvel e a sua Alíquota correspondente.

Cada município define quais são as alíquotas para os seus imóveis. O percentual é aplicado sobre os valores venais dos imóveis, que são os valores de mercado aferidos pela Prefeitura ou empresa terceirizada contratada para este fim.

A multiplicação destes dois valores resultará no valor do imposto a ser pago pelo contribuinte.

As alíquotas podem variar de acordo com as características dos imóveis (residenciais, comerciais, terrenos), sobre seus valores (alíquotas por faixas de valor venal) e pela localização do imóvel na cidade (bairros, sendo considerada a infraestrutura e investimentos aplicados na localidade).

Portanto, para calcular o IPTU 2017 do seu imóvel, será preciso primeiramente saber o valor venal do seu imóvel e a alíquota correspondente estabelecida pela legislação do seu município.

Os valores venais, que constam na PVGPlanta de Valores Genéricos da cidade, normalmente são reajustados de acordo com o acúmulo da inflação todos os anos, referente ao IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Para obter informações detalhadas, como datas de pagamento, 2 Via, Consultas, descontos e isenção do IPTU 2017 da sua cidade acesse o menu à direita, clicando no seu Estado e posteriormente buscando por sua cidade.